Eurovisão Portugal
Portugal na Eurovisão desde 1964...




Eurovision Family


Classificações de Portugal
Eurovisão

Eurovision Song Contest
O Festival Eurovisão da Canção (Eurovision Song Contest) que decorre desde 1956, é um concurso anual de música transmitido pela televisão, com participantes de diferentes países cuja emissora nacional de televisão é membro da União Europeia de Radiodifusão (EBU). O concurso é transmitido pela televisão e pela rádio em toda a Europa. Recentemente, a sua transmissão foi também alargada a outros países não europeus e também pode ser acompanhada na Internet. O nome do concurso deriva da palavra Eurovisão, que é a primeira palavra da cadeia televisiva europeia: a União Europeia de Radiodifusão (EBU). Qualquer membro da EBU pode participar no concurso, mesmo que não seja um país europeu. Isto inclui países africanos e asiáticos como Israel, Marrocos, Tunísia, Argélia, Egipto, Líbano, Arménia, Líbia e Geórgia. Destes países não europeus, apenas Israel, Marrocos e Arménia (primeira participação em 2006) já participaram no concurso. O Líbano tinha intenção de participar pela primeira vez em 2005, mas decidiu desistir porque não queria transmitir a participação de Israel...

CinemaPT.com
Baseado no festival de música de São Remo, o primeiro festival da Eurovisão saiu da cabeça da UER e o primeiro festival teve lugar a 24 de Maio de 1956, onde concorreram sete dos primeiros convites originais (três países foram desclassificados por terem entrado tarde). Assim, os primeiros países foram França, Alemanha Ocidental (RFA), Itália, Holanda, Luxemburgo, Bélgica e Suíça.
No ano seguinte, juntaram-se a eles o Reino Unido, a Áustria e a Dinamarca e em 1959, o Mónaco. Muitos outros países uniram-se nas décadas seguintes, por exemplo, Israel em 1973 e a Islândia em 1986.
No entanto, o culminar da Guerra Fria no início da década de 1990 significou que muitos países orientais entraram na competição, competindo pela primeira vez. O processo continua em 2005 com a entrada da Bulgária e da Moldávia, que competem pela primeira vez nesta competição e em 2006, com a Arménia.

Até 2003, a participação neste concurso dependia do desempenho do país no ano anterior. Se a participação fosse classificada com um dos últimos lugares da tabela, o país não competiria no ano seguinte, em detrimento dos demais que haviam ficado de fora no ano anterior. Mas Espanha, Reino Unido, França e Alemanha são países que ultrapassam a regra (os chamados BIG FOUR). Qualquer que seja a sua posição na tabela classificativa, estes países estão sempre qualificados para o ano seguinte, devido à contribuição monetária que fazem todos os anos para a realização do festival.
Em 2004, a EBU decidiu fazer do Festival Eurovisão da Canção um evento de dois dias, eliminando todas as regras anteriormente existentes relativas à não participação de um país durante um ano devido aos maus resultados. Assim, todos os anos é organizada uma final (com os Big Four já classificados) mais os países que tiveram boa classificação no ano anterior. Os demais disputam as semifinais e tentam a sorte, pois restam apenas mais dez vagas disponíveis na final do concurso. Para a edição do festival de 2002, a televisão espanhola (TVE) criou um reality show chamado Operacíon Triunfo que mostrava a formação e seleção de cantores desconhecidos e o formato televisivo foi um grande sucesso na Espanha e no concurso. Desde então, o formato espalhou-se por vários países europeus (Irlanda, Reino Unido, França, Itália, Albânia e Portugal). Em 2005 competiram muitos cantores que se deram a conhecer através destes concursos realizados em cada um dos seus países.

No primeiro festival (1956), cada país foi autorizado a levar duas canções de três minutos e meio cada, cantadas por um habitante do país em questão, mas já no ano seguinte (1957), a EBU restringiu o número de canções para uma por país. O número de países continuou a crescer e a partir de 1980 as músicas só podiam ter no máximo três minutos, para ter tempo suficiente para transmitir todo o festival. As regras atuais dizem que só podem estar no palco 6 pessoas por cada espetáculo realizado e que essas pessoas devem ter mais de 16 anos. No entanto, já não existe qualquer regra sobre a nacionalidade de quem representa o país, razão pela qual surgiram casos como o de Céline Dion, que sendo canadiana, representou a Suíça no festival em 1988. Caso algum país concorrente não transmita o festival em algum ano, será imediatamente desclassificado naquele ano e não poderá competir no ano seguinte.

Vendo que o inglês começou a dominar o Festival principalmente com a vitória sueca de 1974 (ABBA cantando Waterloo), foi imposta uma regra que determinava que cada país teria que cantar em uma de suas línguas oficiais. A regra foi novamente deixada de lado em 1999, quando a Suécia repetiu o feito de vencer novamente o festival com uma música em inglês (Take me to your heaven).
Hoje, a maioria dos países canta em inglês para conquistar públicos mais vastos e votos de todos os europeus. Mesmo assim, ainda há países que persistem e costumam cantar na sua própria língua, como exemplo de Portugal, Espanha, França, Israel, Sérvia e Montenegro, Hungria, Andorra e Polónia. Em 2006, tal como em 2005 e 2003, Portugal optou por apresentar uma carta bilingue, em português e inglês...

Em 2020 não se realizou o Festival Eurovisão da Canção (ESC 2020) que iria realizar-se em Roterdão (Países Baixos) depois de Duncan Laurence ter ganho a edição anterior (ESC 2019), devido à situação pandémica mundial causada pelo surto de COVID-19.

Eurovisão Portugal
PORTUGAL participa no Festival Eurovisão da Canção (Eurovision Song Contest) desde 1964.
Apesar de Portugal ter uma longa história no Festival da Eurovisão, ao longo de todos estes anos apenas por 9 vezes ficamos no TOP 10 das posições finais. Durante mais de 20 anos, a melhor pontuação de sempre de Portugal foi o 6º lugar em 1996, com a canção "O Meu Coração Não Tem Cor", interpretada por Lúcia Moniz. Carlos Mendes (1972) e José Cid (1980) conquistaram a 7ª posição. Em 1991, "Lusitânia Paixão" de Dulce Pontes ficou em 8º lugar. O mesmo lugar foi atingido por Sara Tavares, em 1994. O 9º foi atingido por Tonicha (1971) e Manuela Bravo (1979). Fernando Tordo (1973) e Anabela (1993) conseguiram o 10º lugar. Portugal não compareceu 5 vezes desde a sua estreia eurovisiva, tendo-se retirado do concurso nas edições do Festival da Eurovisão de 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016. Foram mais de 50 anos sem que Portugal conseguisse vencer o Festival da Eurovisão mas curiosamente em 1977, o certame foi ganho pela francesa Marie Myriam, filha de pais portugueses, com "L'Oiseau et L' Enfant". 40 anos depois, em 2017 Portugal venceu pela primeira vez o Festival Eurovisão da Canção com 758 pontos, tendo conseguido o feito histórico do recorde de maior pontuação da história do Festival da Eurovisão, com a canção "Amar Pelos Dois", interpretada por Salvador Sobral. Graças a esse feito, em 2018, Portugal realizou pela primeira vez, a edição do Festival Eurovisão da Canção em Portugal... o Eurovision Song Contest 2018...

Confira AQUI todas as classificações de Portugal na Eurovisão

Reveja todas as participações de Portugal no Festival da Eurovisão (Eurovision Song Contest) no Canal Oficial Eurovisão Portugal no YouTube em www.youtube.com/EurovisaoPortugal

PlayList PlayList Portugal na Eurovisão no YouTube Verified
www.youtube.com/playlist?list=PLBC6DC8127477C753



   

Maria Guinot - Silêncio e Tanta Gente (Eurovision Song Contest 1984)
A "menina do piano" como ficou conhecida Maria Guinot na Eurovisão, trouxe para Portugal o 11º lugar em 1984 entre 19 países participantes no Eurovision Song Contest 1984, com a canção "Silêncio e Tanta Gente", tema ainda hoje, considerado dos mais belos que passou pela Eurovisão... Reveja este grande momento de Portugal no Eurovision Song Contest 1984 em www.youtube.com/watch?v=8fBkzIX0CHk



Eurovision Song Contest 2024
Eurovision Song Contest 2024
7, 9, 11 Maio 2024, Suécia
Malmö 2024 | Participantes
Bilhetes para o ESC 2024
PORTUGAL 2024

iolanda

Baixe gratuitamente a App oficial do Eurovision Song Contest

Google Play   App Store


Redes Sociais
Facebook  Instagram  YouTube  Vimeo  Dailymotion  MySpace  Eurovision Family  Twitter  Google +  Blog




Inscreva-se no nosso Canal no YouTube Verified
em www.youtube.com/EurovisaoPortugal


Estamos no Twitter em @Eurovisao Verified

Donativo.pt

Eurovision Family

RTP

Jotasi Web Services

JCLS Music     Eurovision Family     Músicos do Mundo     PortugalSites.com     Portugal Domínios

Eurovisão Portugal     FestivaldaCanção.com     RTP     ArquivoMusical.com     José Carlos Lopes Silva

Home | Sobre Eurovisão Portugal | Festival da Canção | Eurovisão | Mapa do Site | Contactos

© 2007 Eurovisão Portugal | Todos os direitos reservados. | Sponsored by Jotasi | Powered by Jotasi Web Services